22 de jan. de 2010

Alopecia Areata

Esses dias tropecei no vídeo da menina abaixo e fiquei em choque. Quando eu li a descrição dizendo que não eram pra reclamar das falhas no cabelo, achei que era uma coisinha de nada. Mas depois que eu vi, resolvi pesquisar o assunto e oferecer penteados alternativos pra quem sofre desse mal.
(é só clicar na imagem pra ver o vídeo)
Antes de tudo quero explicar pra quem não sabe o que é essa doença. Pesquisei pela internet e wikipedia e descobri que "é a redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico."
Como é uma doença tanto rara como recente, não há tratamento. Admiro a coragem das pessoas que tem isso, porque, pelo menos pra mim, o cabelo representa uma grande parte da auto-confiança. Vou colocar uns vídeos de pessoas que convivem com Alopecia e usam seu próprio cabelo normalmente, procurando apenas disfarçar.
Tem um corte simples, que é bom para aqueles que tem um cabelo grosso e volumoso. A parte inferior do cabelo é raspada (até pra evitar as falhas da alopecia) e a de cima que se sobressai.
(Essas fotos são da fofíssima, e muito bonita, Patsy, que disponibilizou suas fotos pra ilustrar a idéia.)
Agora, para casos mais extremos, ou pra quem tem ousadia e atitude, pode-se investir num corte de cabelo chamado "Chelsea Hair". Ele pode lembrar uma coisa meio punk, com inspiração das antigas skinheads, mais ousada. O corte consiste em pedaços de cabelo como uma franja frontal, uma franja lateral e o resto do cabelo raspado. Basicamente a pessoa pode escolher onde ela vai deixar suas "franjas" e é só raspar o resto do cabelo.
Mas se esse estilo é muito radical, aqui vão umas fotos de desfiles e pessoas com tendências de 2010 que podem ser adaptados à quase qualquer cabelo:
Mas pra quem não abre mão da praticidade e da cabeleira, eu recomendaria raspar tudo. E depois, se quiser, usar uma peruca. Existe uma marca de uma mulher americana que criou uma empresa de perucas especialmente para mulheres com doenças que às deixassem carecas, e acabam imperceptíveis.
Porém, há um site que vende perucas de boa qualidade (já testei uma, são feitas de fibra de kanekalon). O site é CosWorx e entregam no Brasil. Há perucas de todos os tipos; curtas, longas, coloridas, médias, com franja, sem franja... enfim, tem de tudo, é só achar. DICA: perucas lisas, curtas (até o comprimento do ombro) são muito mais fáceis de cuidar e manter. Não se preocupe, existem instruções pra lavar cada tipo de peruca.

Nenhum comentário: